
Santa Catarina prorroga ICMS para empresas atingidas pelo ciclone
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, na última semana ocorreu o pior desastre relacionado a ventania na história do estado. Nesse contexto, o Governo de Santa Catarina anunciou a postergação do pagamento referente ao ICMS dos próximos 6 (seis) meses, com objetivo de auxiliar as empresas que sofreram danos por causa do grave ciclone.
Tal medida é importantíssima para o planejamento tributário da empresa, sobretudo tendo em vista a queda no mercado por causa da pandemia do Covid-19, pois a empresa poderá aumentar seu fluxo de caixa, mantendo, mesmo que provisoriamente, o valor que seria repassado para o Estado sob sua administração. Todavia, é importante ressaltar que as operações de energia elétrica e serviços de comunicação não são abrangidas pelo benefício fiscal.
Assim, com os novos prazos para pagamento, as parcelas ficaram com os seguintes vencimentos:
- ICMS referente a junho poderá ser pago até 10 de setembro 2020;
- ICMS referente a julho poderá ser pago até 10 de outubro 2020;
- ICMS referente a agosto poderá ser pago até 10 de novembro 2020;
- ICMS referente a setembro poderá ser pago até 10 de dezembro 2020;
- ICMS referente a outubro poderá ser pago até 10 de janeiro de 2021;
- ICMS referente a novembro poderá ser pago até 10 de fevereiro de 2021.
Para conseguir a prorrogação do tributo, a empresa deverá providenciar laudo pericial dos Bombeiros ou da Defesa Civil atestando o estrago.
Fonte: Vinícius Brati Heinzen – OAB/SC 51.982
Este conteúdo foi produzido pelo Escritório de Advocacia Guaresi e Milléo Advogados Associados, há mais de 25 anos prestando serviços em advocacia na cidade de Concórdia – SC e região Oeste Catarinense. Continue acompanhando nosso blog para não perder mais nenhum conteúdo exclusivo.
0 Comentário(s)