
Qual o papel de um advogado junto a uma empresa, na compra e venda de imóveis?
O setor imobiliário é um dos ramos mais importantes da economia. Muitas empresas têm movimentado grandes somas em operações de compra e venda de imóveis. Entenda a importância de um advogado neste sistema.
A compra e venda de imóveis é cercada por uma grande leva de burocracia. Independente se sua empresa trabalha no ramo imobiliário ou apenas, no decorrer do caminho, resolver adquirir algum imóvel ou se desfazer de algum. Neste processo, é fundamental contar com o profissionalismo de um advogado especialista.
Uma análise mal feita, erros em contratos que possam comprometer todo o processo ou mesmo causando prejuízos para qualquer uma das partes, é passível de acontecer quando é feito por algum leigo no assunto.
Fazer uma análise prévia de toda a documentação por um advogado, é o que vai dar a segurança, tanto para a compra quanto para a venda. Observar o histórico do imóvel, se tem matrículas nos cartórios de registro de imóveis, se tem alguma penhora ou pendência judicial, como inventário, precisam ser levantados antes de efetivar o negócio.
Contar com a assessoria de um advogado, é ter a segurança e a proteção dos interesses da sua empresa. Entenda a importância em contar com um escritório de advocacia especializado em direito imobiliário.
O papel de um advogado na compra e venda de imóveis
Um contrato de compra e venda de imóveis tem muitos detalhes e exige atenção especial das partes envolvidas, pelos riscos que permeiam a transação. Se você quer fugir de todos os problemas que envolvem este setor, o melhor a fazer é contratar uma consultoria jurídica imobiliária.
Os profissionais especializados, têm as habilidades para fazer todo o processo, desde a melhor negociação, levantamento de dados acerca do imóvel até a elaboração do contrato. Tudo isso sempre na defesa da sua empresa, mas levando em consideração a legislação brasileira e os entendimentos legais sobre o tema.
Veja alguns dos principais benefícios que você e sua empresa têm ao contratar os serviços de um advogado, para a negociação de compra e venda de imóvel.
Segurança em todas as negociações
Muitas imobiliárias já mantêm em seu rol de funcionários ou terceirizados, a contratação de um profissional ou um escritório de advogados especializados em direito imobiliário para oferecer maior segurança para a empresa. O papel principal, neste sentido, é intermediar a negociação, buscando a conciliação entre as partes, com um negócio que seja viável.
Com a segurança de uma assessoria jurídica, você tem certeza de que seus interesses estão sendo garantidos pela análise de um profissional. Também sabe que o contrato conta com todos os detalhes necessários, visando sempre oferecer o maior número possível de informações, para tomar a melhor decisão acerca do negócio.
Elaboração do contrato
O contrato é a maneira formal de legalizar e documentar uma negociação. Na compra e venda de imóveis tem uma importância e por isso precisa ser feito por um profissional que tenha conhecimento de causa. No documento devem constar as obrigações de ambas as partes, valores, dados do imóveis, além de cláusulas importantes específicas de cada negociação.
Para que tudo seja feito dentro da legislação vigente, é fundamental que a elaboração seja feita por um advogado especialista, para não haver qualquer tipo de erro que venha causar prejuízo ou nulidade. Nestes casos, apenas um profissional de confiança é capaz de redigir ou fazer a análise do contrato e esclarecer dúvidas que por acaso surgirem.
Acompanhamento dos registros
Além da verificação da autenticidade da documentação, se há pendências judiciais ou outro problema que possa interferir na negociação, o assessor jurídico imobiliário ajuda seu cliente em todos os trâmites legais com relação ao registro do imóvel. Com a competência de um profissional especializado, o processo se torna mais fácil. Ainda com garantias de que a transação está sendo feita dentro dos moldes da lei, respeitando as particularidades, os direitos e deveres de cada uma das partes.
Fazer uma negociação de imóvel sem a segurança de um profissional, é correr riscos de perder valores muito maiores do que o investimento que é contratar uma assessoria jurídica. Por isso, antes de pensar em fazer uma transação imobiliária com algum leigo ou mesmo confiar nas suas habilidades, considere o valor do imóvel, as custas de um advogado e os gastos com um eventual prejuízo.
Continue acompanhando nosso blog e saiba mais informações sobre a importância da sua empresa manter uma assessoria jurídica permanente.
0 Comentário(s)