ATENDIMENTO AO CLIENTE
Concórdia: 49 . 3442 3430
Florianópolis: 48 . 3224 4633
PUBLICAÇÕES


Super Endividamento

17/09/2019

“Endividamento” significa a utilização de recursos financeiros de terceiro, perante quem se estabelece um compromisso de devolução, com data estabelecida, normalmente com acréscimo de juros e correção monetária.
O endividamento está bastante associado a empréstimos bancários.
Nesse cenário, é comum no nosso país constatar o fenômeno conhecido por “super endividamento”, em razão principalmente das altas taxas de juros e encargos cobrados pelos Bancos, forçando os devedores a uma condição de inadimplência, ou seja, impossibilidade de pagamento.
Portanto, a principal causa do “super endividamento” é o custo do crédito.
Existe forte campanha publicitária tratando de “crédito fácil”, “sem burocracia” e “sem consulta ao SPC e SERASA”, com o óbvio objetivo de angariar um maior número de clientes, mediante a facilitação de acesso ao crédito.
Isso acaba induzindo um grande número de pessoas ao aumento irresponsável de suas dívidas, que acabam ao longo do tempo se tornando impagáveis em razão dos juros elevados.
Há que se ter todo o cuidado, portanto, com o nível de endividamento financeiro antes de buscar crédito em Bancos. Buscar informações sérias a respeito é fundamental.
E para quem já está “super endividado”, recomenda-se que procure profissionais que reúnam condições de auxiliar na prevenção e na solução de problemas, seja através de negociações e renegociações, seja perante o Poder Judiciário, com o objetivo de evitar futuros desastres financeiros e patrimoniais.

Fonte: Paulo Rogério De Souza Milléo OAB/SC 7654 - OAB/MT 6112-A







WhatsApp